Institucional

A história do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/ Fundação Universitária de Cardiologia comprova a competência da medicina gaúcha e brasileira, formando há mais de 40 anos gerações de médicos cardiologistas envolvidos com a qualidade no atendimento e permeando sempre o tripé ensino, assistência e pesquisa. Como resume seu diretor-presidente, Dr. Ivo Nesralla: "a grandeza das instituições de mede pela inspiração que lhe deu origem. A Fundação Universitária de Cardiologia nasceu e cresceu do entusiasmo dos que nela trabalham".

O IC/FUC é oficialmente reconhecido como instituição de PESQUISA pelo Ministério da Saúde/ Conselho Nacional de Saúde conforme Of/GAB/CNS/MS/Nº 18/90 de 25/01/1990.

O pilar fundamental é a geração e transmissão de novos conceitos e a formação de recursos humanos para a assistência em saúde e investigação científica com foco em cardiologia.

A atividade de pesquisa institucional integra o trabalho de pesquisadores sênior, orientadores de Mestrado e Doutorado, com a dos alunos de pós-graduação e acadêmicos de diversas áreas, de forma a que cada líder de Grupo de Pesquisa - oficialmente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq - encabece uma rede de pesquisadores de forma piramidal, cuja base é formada pelos bolsistas de iniciação científica.

Missão
Servir de modelo nacional às instituições que possuam no seu organograma um departamento de pesquisa, de forma a que o pesquisador encontre na Unidade de  Pesquisa  o apoio integral ao seu trabalho, desde a metodologia até a editoração.

Visão
Apoiar o pesquisador de maneira integral na elaboração dos seus trabalhos, para que possa dedicar-se à pesquisa científica, buscando a excelência cardiológica e  fazendo da instituição um referencial dentro da América Latina.

Local: Av. Princesa Isabel, 370, Bairro Santana, Porto Alegre/RS